Buscar

3 técnicas para conservar o seu maquinário pesado.

Máquinas pesadas utilizadas nos mais diversos setores, são considerados máquinas robustas e de elevada vida útil. Infelizmente, muitos operadores e até mesmo empreiteiros e gestores de frota associam a robustez ao uso em condições precárias e a não necessidade de conservação.

Assim como qualquer outro tipo de máquina, os tratores, escavadeiras e outros veículos pesados precisam de cuidados que visam manter as condições de fábrica e a confiabilidade do seu uso.

Para ajudá-lo a cuidar melhor do seu maquinário pesado, separamos as melhores técnicas de conservação que você não pode deixar de seguir.


1. Seguir procedimentos de segurança:


É fundamental que todos os procedimentos de segurança sejam seguidos. Além de evitar acidentes, eles são imprescindíveis no cuidado de qualquer máquina.

Um acidente, mesmo que seja devido a um pequeno descuido e não cause nenhuma lesão à pessoa, pode levar a danos no equipamento e aumento dos custos de manutenção. 2. Proporcionar orientação e treinamento aos funcionários:


Os funcionários com o tempo de serviço e o costume com o trabalho podem acabar operando as máquinas com maior brutalidade. Muitas vezes isso acontece com a melhor das intenções, simplesmente pela busca de maior eficiência no trabalho. Por isso, é importante lembrar que utilizar maquinário pesado com maior velocidade ou agressividade pode aumentar bastante o desgaste do equipamento e até mesmo causar danos.


3. Realizar a manutenção preventiva:


Uma das principais técnicas de conservação é a manutenção preventiva. Essa prática consiste em diversas intervenções realizadas no maquinário em intervalos previamente determinados, ou de acordo com certas especificações do manual. Essas manutenções são programadas, sendo realizadas quando as máquinas não estão em operação e visando mantê-las operantes e em ótimo estado de conservação.


Não se esqueça: possuir máquinas bem conservadas é fundamental para que os trabalhos sejam executados de acordo com o programado.


Aprovou as nossas dicas de técnicas de conservação de maquinário pesado? Conte com a Copemaquinas para garantir a melhor assistência técnica aos seus equipamentos.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo